Afinal, o cabelo se acostuma com o produto?

A resposta é um sonoro não.

O que acontece é que o cabelo precisa de 4 coisas para se manter bonito e saudável: hidratação, umectação, nutrição e reconstrução. E se você supre seus cachos com apenas uma das 4 necessidades, logo ele precisará da outra.

A hidratação é a reposição da água nos fios, umectação a reposição dos óleos, etapas fundamentais para o cabelo cacheado (que é naturalmente seco). Seu cabelo também precisa de vitaminas tal como seu corpo precisa, aí entra a nutrição, não é a toa que seu dermatologista te receita suplementos vitamínicos quando seus cabelos e unhas estão fracos. E a reconstrução é a fortificação da estrutura do cabelo, com proteínas e aminoácidos (e queratina em alguns casos), etapa vital para todos os cachos, mas especialmente para aqueles que passam por processos químicos, seja alisamento, relaxamento ou coloração.

Se você não oferece ao seu cabelo suas 4 necessidades periodicamente, corre o risco de entrar num ciclo vicioso: você usa uma máscara que só reconstrói por 3 semanas, fica ótimo, até que seu cabelo fica seco, aí compra outra que só hidrata, ótimo, mas aí ele fica sem vida, aí compra ampolas de vitaminas, dá certo por duas semanas até que ele fica sem viço, aí você dá um banho de óleos… E assim por diante. Conhece essa história?

O que aconteceu? Seu cabelo acostumou com os produtos? Não. O que aconteceu é que ele também precisava de outros processos. E você só estava oferecendo um.

O que fazer?

Você pode fazer duas coisas: a primeira é usar produtos completos, verifique a composição dos produtos que você usa e veja se eles são ricos em nutrientes, manteigas, óleos e proteínas. Ou então, você pode montar um cronograma capilar, onde a cada lavagem você vai suprir seu cabelo de uma das 4 necessidades. Você vai sentir que seu cabelo nunca vai se acostumar e a beleza e saúde dos seus cabelos não mais serão uma coisa periódica e sim uma constante.

Compartilhe nas redes sociais