Top 5 Ingredientes para ter na cozinha… Para os cachos, claro!

É normal encontrar muitas coisas na cozinha de uma cacheada, mas olhos desavisados podem não saber que alguns (muitos) ingredientes do nosso armário não são para comer e sim para nossos cachos. Preparamos um top 5 de ingredientes que simplesmente não podem faltar no laboratório maluco de uma cacheada.

Óleo de coco

Óleo de coco

Óleo queridinho das cacheadas. Ele hidratante, sela as cutículas, restaura e ainda é anti-frizz, perfeito para dar aquela lustrada no cabelo, quando você vai sair direto após o trabalho, quando você quiser fazer escova ou usar chapinha, ou então fazer sossegar aqueles fios que insistem em não seguir o padrão dos cachos.

Ele previne calvície e alopecia e é rico em vitamina A (que controla a regeneração celular). A sensação de hidratação profunda que temos ao usar óleo de coco não é por acaso, ele tem ação profunda nos fios, pois é totalmente absorvido por eles. E é grande fonte de vitamina E, que possui forte ação anti-oxidante.

Dica

Como finalizador, combine o óleo de coco com uma colherzinha de um óleo mais fluído, como óleo de semente de uva ou óleo de manga. Vai dar um aspecto mais leve e lustroso ao seu cabelo. Como repositor de oleosidade, deixe-o agir no cabelo sem pressa. De preferência aquele dia que você não vai sair de casa, ou se você não se incomodar, pode dormir com ele no cabelo. Dê tempo para que ele penetre no fio.

Azeite extra-virgem

Ele nutre, é emoliente, evita caspa e coceira no couro cabelo e previne contra queda de cabelo, pois bloqueia o hormônio DHT, culpado pela contração do folículo piloso. É rico em vitamina A (regenerador capilar), vitamina C (estimula a produção de colágeno) e vitamina E (antioxidante poderoso).

Esse blend de vitaminas ajuda a recuperação dos cabelos danificados, sela pontas duplas, dilui resíduos facilitando a limpeza (pode ser usado como pré-shampoo) e deixa o cabelo brilhoso e nutrido. Além de ser baratinho e facilmente encontrado em qualquer casa.

Dica

Preste atenção se o azeite que você tem em casa é extra-virgem, pois assim você tem uma garantia que está usando um óleo puro da oliva, sem misturas e mantendo suas propriedades. Verifique também a acidez do azeite, os produtores sempre colocam no rótulo. É recomendado não utilizar nos cabelos azeites com acidez superior a 0,5%.

Linhaça

A linhaça é uma semente famosa na alimentação saudável. Mas você sabia que ela também é uma super aliada para seus cabelos? Rica em vitaminas B1 (facilita a produção de proteínas e dá a seu cabelo saúde, brilho e volume), B2 (crescimento capilar e anticaspa)., C (antioxidante, capaz de remover as moléculas danosas dos fios, mantendo sua cor, maciez e sua estrutura) E (também antioxidante) e Caroteno (precursor da vitamina A, que dá brilho e ajuda na regeneração capilar). É um banho de nutrientes.

Além de ser super vitaminada, da linhaça podemos facilmente obter um gel super poderoso que modelo os cachos e os segura no lugar, diminuindo o frizz também.

Dica

Para obter o gel de linhaça, ferva uma colher de sopa com um copo em um copo de água por 5 minutos, ainda quente, coe com uma peneira e fique com a parte líquida. Deixe esfriar. Dura até uma semana na geladeira! (prefira a linhaça dourada, ela tem mais nutrientes e o cheiro é mais leve)

Mel

Tal como a linhaça, o mel é riquíssimo em vitaminas, mel contém cálcio, fósforo, potássio, sódio e manganês, vitaminas C e B, e é o único alimento doce que contém proteínas. Acontece que nosso cabelo é formado por proteínas e aminoácidos, não é à toa o brilho e o saúde que exalam os cabelos hidratados com mel. Ele deixa os cabelos mais resistentes, pois reforça sua estrutura e ainda nutre e hidrata os fios.

E mais, tem propriedades calmantes e antioxidantes e adstringentes. Além daquele cheirinho maravilhoso.

Dica

Misture duas colheres de mel a sua máscara de reconstrução para potencializar o efeito tanto do mel quanto da máscara. O resultado será um cabelo ultra brilhoso e sedoso. Preste atenção se o mel que você tem em casa é puro, alguns vendidos no mercado são misturados xarope de glicose.

Babosa

Babosa, também conhecida como Aloe Vera, é uma planta que contém gel natural quando se rompe a barreira da folha. O gel natural da babosa inclui vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C e E, ácido fólico e niacina. Muito conhecida contra queda do cabelo, a babosa também tem propriedade regeneradoras e é antioxidante natural.

Especialistas indicam que a babosa fecha a cutícula dos cabelos, sendo muito indicada para reconstrução, especialmente para quem uso químicas de alisamento e coloração, ou está com os cabelos danificados e sem vida.

Dica

Corte a folha da babosa e use apenas a polpa, bata no liquidificador com um pouquinho de água para dar mais fluidez e assim você terá sua base para hidratação com babosa. Experimente colocar uma colher de mel. Ou então misturar a seu gel de linhaça. Ou que tal uma colher de óleo de coco?

Você tem 5 ingredientes super hidratantes, nutritivos e poderosos. Use-os e conte pra gente!

Tem alguma dica de receita caseira? Compartilhe com as cacheadas!

Compartilhe nas redes sociais