Por que meu cabelo cacheado é tão seco?

Temos ouvido bastante que o cabelo cacheado é naturalmente seco. Nós cacheadas nem precisamos ser experts para saber disso, pois nós sabemos bem do quanto nosso cabelo é, de fato, seco e o quanto nós nos deliciamos com óleos e manteigas… Ok. Tudo bem… Mas por quê?

Por causa dos seus cachos. Exatamente, os nossos caracóis. E quanto mais encaracolado for seu cabelo, mais seco ele será.

Todo couro cabeludo produz oleosidade naturalmente. E oleosidade natural não tem nada a ver com sujeira, ela é formada por cerâmicas, ácidos graxos e colesterol, responsáveis pela sedosidade, brilho, maleabilidade do cabelo. Esta oleosidade nasce no couro cabeludo e precisa percorrer um caminho para chegar até as pontas: o fio. Imagine um carro numa rodovia, quanto mais curvas a estrada tiver, mais ele vai demorar a chegar, certo?

Óleo de coco

O mesmo acontece nos seus cabelos, quanto mais “curvas” a oleosidade tiver que percorrer, mais ela vai demorar pra chegar às pontas. Veja abaixo alguns os tipos de cabelo, do mais liso ao mais encaracolado, e perceba as curvas dessa estrada.

É claro que produção sebácea também é um fator genético e qualquer desequilíbrio em relação a ela requer a ajuda de um profissional. Mas em condições normais e em uma rotina capilar saudável, cabelos lisos tendem a serem oleosos e cabelos cacheados tendem a serem secos.

Isso também explica por que nós cacheadas, quando usamos shampoos comuns, temos a impressão que o cabelo fica melhor sujo. Não é que ele fica melhor sujo, o problema é shampoos comuns possuem sulfatos na composição, limpantes agressivos que retiram TODA a oleosidade natural do cabelo. Aí ela tem que começar o caminho todo de novo, do zero, nascendo no couro cabeludo, passando pelos caracóis, até chegar às pontas.

Hidratando e umectando seu cabelo e usando um shampoo gentil, que respeite seus cachos, você não precisa ter medo de lavar o cabelo e pode lavá-lo todos os dias mantendo-o sempre saudável e hidratado.

Compartilhe nas redes sociais